segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Significados... onde estão?

Significado... Caramba sei o que é: Definir, dizer o que são as palavras, esclarecer sua forma e sua mutação de acordo com o contexto. Mas... vou procurar no dicionário. Eis que acho o que já sabia. "Aquilo que uma língua expressa acerca do mundo em que vivemos ou acerca de um mundo possível. [Corresponde ao conceito ou à noção, ao passo que o significante corresponde à forma.]; Significado gramatical. 1Aquele que se estabelece dentro de um sistema linguístico determinado e que dele depende;Significado lexical. 1. Aquele que se estabelece em relação ao mundo biossocial e eu acrescento EMOCIONAL. Está aí a grande questão.
Viver é a arte de atribuir significação ao cotidiano, aos objetos, aos fatos, as relações, aos sonhos, desejos... Eis o grande nó. É fácil dar significado ao que é explícito, porém ao que nos toca intimamente e que muitas vezes não sabemos definir, não temos como exprimir, foge a concretude das palavras substantivadas e adentram no campo das nebulosas, do não sei explicar, não consigo definir...
Hoje a minha busca é o das palavra indefinidas que gostaria de conhecer para tornar explícito o que está implícito, mas que não se deixa apreender...meu dicionário oculto dos sentimentos não definidos... Que palavras me definem realmente, a que categoria gramatical pertencem? Nossa vida é um constante exercício de significação. Neste momento de vida estou mais atenta e me questiono. Que palavras estou colocando no meu dicionário da minha vida?

Nenhum comentário: