quarta-feira, 10 de março de 2010

Carnaval 2010 - Belém do Pará










Esse ano escolhemos Belém para passarmos o Carnaval. Fomos meio no susto, em cima da hora, juntar o útil com o agradável. Belém é a terra natal do Adilson, meu marido e eu não conhecia. Essa região do país sempre me atraiu. Tinha curiosidade de conhecer a floresta, os rios, a culinária...enfim, os sabores do Norte, que ao vivo e a cores, só conhecia o do meu marido embora os demais sempre esbarrassem na minha vida, seja através,leituras,feiras e relatos...
Belém é um cidade calma, para os parâmetros Rio/São Paulo e no carnaval fica mais calma ainda. Tem um charme "retrô" com muitas praças, coretos e monumentos. Parece parada no tempo e nos leva a esquecer um pouco a correria da modernidade. A ida a Mosqueiro, ilha próxima com suas praias de rio (delta do Amazonas), o Mangual das Garças, as Docas, antigo porto transformado em moderno shopping gastronômico a beira rio, os parques, o passeio pelos rios e a visita a comunidade ribeirinha em plena floresta encantam o visitante. O famoso mercado "Ver o Peso" nos espanta com uma profusão de cores e sabores que saltam aos nossos olhos aguçando o paladar. Tanto a experimentar... de tudo que comi a castanha ao leite, fresquinha com farinha dágua é inesquecível, assim como os sorvetes também. Vi e provei uma infinidade de peixes, experimentei o tacacá que adorei. Enfim, Belém me encantou.

Nenhum comentário: